terça-feira, 6 de outubro de 2009

Uma Verdade Incoveniente




Al Gore tenta salvar o Planeta Terra em filme




Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, é a "estrela" do documentário Uma Verdade Inconveniente (An Inconvenient Truth), em que combate a mudança climática e tenta salvar o Planeta Terra da poluição. A produção, foi eleita pela revista norte-americana Newsweek como o quinto dos 15 filmes imperdíveis do verão.
Uma Verdade Inconveniente mostra que, segundo estudos científicos, a menos que diminuam as emissões de dióxido de carbono (CO2) e outros gases, o aquecimento global causará uma mudança climática que acabará com a vida como a conhecemos. No filme, Al Gore aparece como conferencista e evoca alguns momentos importantes de sua vida, como a morte de sua irmã.
Gore, vice-presidente de Bill Clinton de 1993 a 2001, foi o negociador dos Estados Unidos para o protocolo de Kioto, que fixa uma redução global dos gases de efeito estufa, especialmente do dióxido de carbono. O protocolo, concluído em dezembro de 1997, entrou em vigor em fevereiro de 2005.
O presidente George W. Bush negou-se a ratificar este protocolo, alegando que seu custo é elevado e que China e Índia - os maiores geradores de poluição depois dos EUA - não foram obrigados a aplicá-lo, o mesmo acontecendo com os países pobres.
Segundo Gore, os Estados Unidos, que produzem 25% do total de emissões de gases de efeito estufa, dispõem de capacidade tecnológica e institucional que permitiriam ao país um papel importante na solução do problema. Para o ex-vice-presidente, trata-se de uma questão "ética" e "moral", mais do que política.
"Acho que hoje minha melhor missão é fazer a opinião pública nos Estados Unidos evoluir sobre a questão (ambiental)", afirmou Al Gore. "Só existe um planeta. Todos, democratas e republicanos, vivemos nele", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário