terça-feira, 6 de outubro de 2009

PROJETO - CIDADANIA - Direitos e Deveres nas Relações Sociais


Argumento Pós-Graduação
Disciplina: Formação Pessoal e Ética Profissional
Professores: Amilton Copertino e Camilo de Lelis
Alunas:
Aline Silveira Nepomuceno de Almeida
Maria da Soledade Vasconcelos Ramos
Renildes Assis Conceição dos Santos



PROJETO SOBRE CIDADANIA
DIREITOS E DEVERES NAS RELAÇÕES SOCIAIS



Salvador
2009


PROJETO:

CIDADANIA – DIREITOS E DEVERES NAS RELAÇÕES SOCIAIS

Público Alvo: Alunos da Educação Infantil ao 9º ano.

Disciplinas Envolvidas: Todas as Disciplinas.

Justificativa:
O objetivo desse projeto é buscar incentivar que a comunidade escolar inicie, retome ou aprofunde ações educativas que levem a formação ética e moral de todos os membros que atuam na Instituição, partindo do pressuposto que esse trabalho é fundamental para a formação da cidadania e construção do pensamento autônomo e crítico das crianças, adolescentes e adultos.

Objetivo Geral:
Iniciar ou aprofundar ações educativas que levem à formação ética e moral de todos os membros que atuam e participam da Escola, levando ao cotidiano, reflexões sobre a ética, seus valores e fundamentos, desenvolvendo ações conjuntas com a comunidade escolar e sociedade local, abordando os seguintes eixos temáticos: Ética – Convivência – Direitos e Deveres – Educação no Trânsito – Solidariedade – Meio Ambiente – Reciclagem.
Trabalhar a construção de relações interpessoais mais democráticas na escola construindo valores socialmente desejáveis, promovendo o envolvimento das famílias e comunidade circunvizinha da escola.

Objetivos Específicos:
• Desenvolver o espírito de solidariedade nos alunos.
• Alertar para a necessidade da educação no trânsito.
• Respeitar as regras para se manter boa convivência, alertando para os seus direitos e deveres.
• Valorizar a natureza despertando para a preservação da mesma.
• Perceber que a reciclagem é um dos meios de preservar o meio ambiente.
• Reconhecer o verdadeiro papel do cidadão na sociedade.
Temas por Turmas:

• Educação Infantil e 1º ano – Minha casa, minha vida, meu mundo.
• 2º e 3º ano – Cidadania, vamos entrar nessa? Direitos e Deveres do cidadão.
• 4º e 5º ano – O cidadão e a educação no trânsito.
• 6º ano A – Ser cidadão solidário.
• 6º ano B – Cidadania na escola.
• 7º ano – Cidadania e o meio ambiente.
• 8º ano – Cidadania e reciclagem.
• 9º ano – O papel do cidadão na sociedade.

Etapas:

• Escolha do tema
• Lançamento do Projeto com os alunos
• Pesquisas
• Confecção do material necessário
• Visitas aos locais abordados nos temas
• Culminância do Projeto

Avaliação:

O Projeto valerá 3,0 pontos, sendo utilizados os seguintes critérios:

• Pesquisa
• Domínio do Conteúdo
• Confecção do Material necessário
• Apresentação
• Presença na Culminância
• 1 Kg de alimento não perecível.



Culminância:
A culminância será realizada na escola com a apresentação das atividades realizadas ao longo do desenvolvimento do projeto. O mesmo será aberto para visitação dos pais e comunidade.


Ações Complementares:

Infantil a 1º ano – Minha casa, minha vida, meu mundo.
Oficinas sobre o tema a ser abordado.

2º e 3º ano – Cidadania, vamos entrar nessa?
Construção de placas e faixas chamando atenção para os direitos e deveres.
Estudo dos artigos sobre direitos e deveres (adaptado á faixa etária)

4º e 5º ano – O cidadão e a educação no trânsito
Trabalho sobre a violência no trânsito
Confecção de materiais sobre o trânsito
Leitura e reflexão de livros sobre o assunto
Sinalização dos semáforos e placas
Construção de uma rodovia
Maquete com os meios de transportes
Entrevista com uma mãe que foi acidentada numa moto
Textos sobre álcool e trânsito
Passeio por meios de transporte terrestre (ônibus e trem) e marítimo
Vídeo sobre acidentes na estrada.

6º ano A – Ser cidadão solidário
Objetivo: Motivar os alunos a desenvolver atitudes solidárias através da realização de uma campanha voltada para a doação de alimentos, materiais de limpeza, brinquedos, roupas, sapatos, etc.
Confecção de panfletos incentivando a fazer doações (distribuição na escola e comunidade).
Confecção de cartazes sobre o tema.
Elaboração de uma historinha em quadrinhos sobre a temática (distribuição na escola).

6º ano B – Cidadania na escola
Objetivo: fazer com que os alunos observem as necessidades encontradas na escola e como lidar com a relação aluno/aluno e aluno/professor.
Desenvolver o espírito cidadão na escola com base nas necessidades encontradas no corpo docente e discente.
Questões a serem trabalhadas: postura na sala de aula, relacionamentos, bulling, preservação do espaço físico.

Cidadania na realização das atividades:
Fazer um levantamento das principais atividades não realizadas, assim como as mais freqüentes justificativas.
Identificar as razões para as notas baixas em determinadas disciplinas.
Identificar os motivos mais freqüentes para as faltas dos alunos ( o levantamento dos dados será feito através de pesquisas aos alunos e entrevistas junto á coordenação).
Os alunos deverão apresentar solução para os problemas levantados.

Cidadania na higiene pessoal:
Mostrar a obrigação na higiene pessoal como: tomar banjo antes de vir para a escola, escovar os dentes, usar desodorante, evitar entrar suado na sala de aula, usar roupas limpas, lavar as mãos ao sair do sanitário.
Mostrar os prejuízos sociais e de saúde provenientes da falta de higiene.

Relacionamento aluno/aluno e aluno/professor:
Entrevistar os alunos da escola com o objetivo de identificar os comportamentos os comportamentos ou atitudes que mais criam dificuldades para os outros.
Entrevista com o coordenador de disciplina, professores, direção e coordenação, para fazer um levantamento da postura do alunado que mais causa dificuldades entre os próprios alunos e para os professores.
Pesquisar também na internet.
Apresentar medidas de solução.

Cidadania, preservação do espaço físico:
Identificar os principais danos aos: moveis da escola, instalações sanitárias, pintura das paredes.
Apontar os prejuízos em longo prazo da falta de preservação dos utensílios, equipamentos, moveis e instalações sanitárias.
Mostrar que preservação é obrigação e não opção.

7º ano – Cidadania e o meio ambiente
Objetivo: Levar o alunado a perceber a importância do seu papel na preservação do meio ambiente.
Questões a serem observadas: preservação da água doce e salgada, aquecimento global, poluição sonora e visual, lixo no lixo, reflorestamento (distribuição de sementes).
Confecção de cartilhas, pesquisas, painéis, distribuição de sementes.
Confecção de cartilhas.
Reflorestamento.
Preservação da água.

8º ano – Cidadania e reciclagem
Elaborar um vídeo com a turma sinalizando aspectos sobre cidadania e reciclagem.
Trazer um palestrante para expor o tema estudado pela turma.
Confeccionar algumas reciclagens e distribuir para a comunidade.
Promover um teatro sobre cidadania.
Confeccionar cartazes com imagens sobre cidadania e reciclagem.
Mostrar os aspectos positivos e negativos do processo de reciclagem.
Realizar uma entrevista – gravada – com um funcionário da Limpurb (Empresa de Limpeza Urbana do Salvador).
Entrevista com os familiares.

9º ano – O papel do cidadão na sociedade
Objetivo: Levar o alunado a perceber as necessidades das comunidades inseridas nos bairros da escola e adjacência.
Questões a serem observadas:
Numero de escolas publicas nos bairros e as series existentes em cada uma delas. Numero de alunos, professores trabalhando, faixa etária atendida, questões sobre violência e evasão escolar.
Numero de postos de saúde, casos mais atendidos nos postos, hospitais, maternidades.
Áreas de lazer nos bairros analisados.
Coleta de lixo, saneamento básico, ruas calçadas.
Policiamento nas ruas, postos, delegacias. As questões que mais são percebidas nesses lugares e um questionamento: Quem normalmente é detido... adulto, criança ou adolescente?
O trabalho da CAASA (Casa de Apoio e Assistência ao Aidético).

Trabalhos a serem desenvolvidos:
Entrevista com moradores, delegado, coordenador de saúde, professores, adolescentes.
Trabalho de entretenimento da CAASA.
Elaboração de painéis sobre o processo desse projeto.
Elaboração de um quadro estatístico mostrando o numero de crianças, adolescentes e adultos estudando hoje em colégios públicos dentro dos bairros analisados.
Criação de poesias e parodias sobre o que tem sido visto nestes bairros.
Criação de um vídeo mostrando a programação realizada na CAASA.

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